Oração, trabalho e cultivo da virtude

                        “Não é trabalho digno de tal nome o do mau; porque a malícia do trabalhador o contamina. Não é oração aceitável a do ocioso, porque a ociosidade a dessagra.”

 

Rui Barbosa

 

 

                        Conversamos durante esta semana sobre o fato de que há algumas coisas em nossas vidas que podemos mudar, e há outras que não podemos, e que somente o contato com Deus pode nos capacitar para discernir entre um tipo e outro.

 

                        Para mudar as que podemos, salientamos três recursos fundamentais: a oração, o trabalho e o tema de nossa breve conversa de hoje, o cultivo da virtude.  

 

                        De acordo com O Evangelho Segundo o Espiritismo, a virtude é, “em seu mais alto grau, o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Ser bom, caritativo, laborioso, sóbrio, modesto, são qualidades do homem virtuoso.”  

 

                        E ainda nos é feito o seguinte alerta:

 

                        “Afastai, porém, de vossos corações tudo o que seja orgulho, vaidade, amor-próprio, que sempre desadornam as mais belas qualidades. (…) mais vale pouca virtude com modéstia, do que muita com orgulho.”               

 

                        Quando buscamos a virtude, quando agimos como verdadeiros cristãos, então as nossas orações são “aceitáveis” e o nosso trabalho é dignificado, abrindo caminho para que diversos obstáculos sejam superados, mesmo aqueles que são aparentemente invencíveis, como os que nos acompanham desde o berço.

 

                        Encerramos aqui mais esta conversa fraterna. Espero que essas palavras possam trazer encorajamento a todos nós, conscientes de que oração, trabalho e virtude são fundamentais para o sucesso na tarefa sublime de nosso aprimoramento, no nosso trabalho de co-criação de nós mesmos. Somente haverá vitória verdadeira nos campos de nossas vidas em que obedecermos a Deus.   

 

 

                        Caso deseje fazer o download gratuito da obra completa “Oração aos Moços”, por favor clique  aqui (Cortesia Casa Rui Barbosa). E o download gratuito do “Evangelho Segundo o Espiritismo” pode ser feito clicando-se aqui.

 

                        Até a semana que vem! Abraços fraternos!

 

                        Euzébia

 

                        www.euzebianoleto.com.br    euzebia@euzebianoleto.com.br

 

*

 

Série completa “Superando dificuldades”

 

***

 

Para receber as atualizações deste blog em seu e-mail, por favor clique aqui.

Anúncios