Exercício e fortalecimento da fé

frutos“O militar que não é mandado para as linhas de fogo fica descontente, porque o repouso no campo nenhuma ascensão de posto lhe faculta. Sede, pois, como o militar e não desejeis um repouso em que o vosso corpo se enervaria e se entorpeceria a vossa alma. Alegrai-vos, quando Deus vos enviar para a luta. Não consiste esta no fogo da batalha, mas nos amargores da vida, onde, às vezes, de mais coragem se há mister do que num combate sangrento, porquanto não é raro que aquele que se mantém firme em presença do inimigo fraqueje nas tenazes de uma pena moral. Nenhuma recompensa obtém o homem por essa espécie de coragem; mas, Deus lhe reserva palmas de vitória e uma situação gloriosa.

 

Quando vos advenha uma causa de sofrimento ou de contrariedade, sobreponde-vos a ela, e, quando houverdes conseguido dominar os ímpetos da impaciência, da cólera, ou do desespero, dizei, de vós para convosco, cheio de justa satisfação: “Fui o mais forte.”

 

Bem-aventurados os aflitos pode então traduzir-se assim: Bem-aventurados os que têm ocasião de provar sua fé, sua firmeza, sua perseverança e sua submissão à vontade de Deus, porque terão centuplicada a alegria que lhes falta na Terra, porque depois do labor virá o repouso. – Lacordaire (O Evangelho Segundo o Espiritismo)”

 

                        Um dos melhores frutos do sofrimento é a oportunidade de fortalecer e exercitar a nossa fé. Uma coisa é dizer aos outros sobre a força da fé para sustentar-nos por períodos bons e ruins. Outra coisa é colocar a fé em prática em nossas próprias vidas, em especial nos momentos de dor.

 

                        A provação é o maior teste para a nossa fé. É quando descobrimos se realmente confiamos que Deus proverá; se nossa fé tem substância ou se é apenas composta por palavras.

 

                        O sofrimento é inevitável; porém, desespero e revolta são o resultado de uma fé fraca. Como podemos fortalecê-la? Por meio de oração, de estudo e trabalho.

 

                        Se você deseja compreender melhor o porquê de sofrermos e como devemos enfrentar o sofrimento, separe alguns minutos por dia para ler o Evangelho Segundo o Espiritismo, que pode ser baixado gratuitamente clicando-se aqui.   

 

***

 

Série completa Frutos do Sofrimento

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s