Mudança de atitude

fruto2                        Como dissemos ontem, o aprendizado é um dos frutos do sofrimento. Aprendemos com os nossos erros e com tudo o que se passa ao nosso redor.

 

                        Porém, para que esse aprendizado seja válido, deve ser posto em prática, através de mudanças de atitude. Quantos de nós se empenharam para modificar os hábitos alimentares, por exemplo, apenas depois de serem acometidos por algum problema orgânico?

 

                        O sofrimento, então, nos ensina em que áreas de nossas vidas devemos melhorar, modificarmo-nos. Trabalhar mais, lutar contra o próprio egoísmo, combater a preguiça, valorizar o tempo e a vida, zelar pela saúde, auxiliar os semelhantes, orar e estudar… Cada um encontrará, na análise da dificuldade em que se encontra, as diretrizes de ação a serem seguidas.

 

                        A mudança de atitude traz uma vida nova (e melhor) já no presente, e pode garantir a diminuição (ou até a supressão) de sofrimentos futuros.

 

“Há determinadas provações que são inevitáveis, por procederem de desmandos de outras existências. Podem, entretanto, através de construções mentais e humanas edificantes, serem alteradas, atenuadas e até liberadas, pois que atos saudáveis granjeiam mérito para superar aqueles que são danosos.”

 

Joanna de Ângelis

 

***

 

Série completa Frutos do Sofrimento

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s