A preparação

É apenas temporário...“Viva o presente, agindo e servindo com fé, sem afligir-se pelo futuro, porque, para viver amanhã, você precisará viver hoje”.
           André Luiz

 

Sabendo que tudo é temporário, pouca coisa – ou nada – nos surpreenderá. Temos consciência, então, de que as pessoas com quem convivemos não estarão aqui para sempre; que os bens que possuímos poderão não ser sempre nossos; que não há garantias de que sempre ocuparemos a posição social que hoje ocupamos; que não existe saúde inabalável; que até as mais sólidas construções podem ser destruídas por fenômenos naturais ou provocados pelo homem.

Assim sendo, devemos estar preparados para o que a vida pode trazer. Não podemos perder de vista o caráter temporário das coisas da Terra. Porém, muito longe de sermos negativos ou pessimistas, de nos desesperarmos pensando em coisas ruins que ainda não aconteceram e poderão nunca acontecer, o momento é de fortalecermos a nossa fé e de cumprirmos nossos deveres. Essa é a preparação mais eficiente.

Não precisamos viver desesperados ou com medo; cumprindo hoje os nossos deveres e tendo fé em Deus, nossas preocupações com o futuro serão mínimas. A fé não exclui os problemas da vida, que surgem igualmente para aqueles que creem no Altíssimo, mas gera forças para trabalhar e seguir em frente e aniquila a inútil revolta.

Onde, quando e se possível, simplificar ao máximo nossas posses materiais nos permite diminuir consideravelmente nossas preocupações. Repito: onde, quando e se possível.

Façamos o que pudermos da melhor maneira possível, simplifiquemos o que for possível, tenhamos como prioridades nossa melhora e o cumprimento de nossos deveres para com os homens e para com Deus, e mantenhamos sempre acesas as chamas do otimismo e da fé: estaremos, assim, preparados para enfrentar as constantes transformações que chegam para tudo – e todos – na Terra.

Até segunda, se Deus quiser!

Série completa “É apenas temporário” »

Receber as atualizações deste blog por e-mailEste blog no Twitter (@alunosdeKardec)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s